Receba nossa newsletter:

31 anos sem Padre Josimo: relembremos sempre dele que deu a vida pelos pobres contra o latifúndio (documentário completo)

Publicado Publicado em Destaque, Notícia     Comentários Sem comentários      Texto de: Marcelo Ferreira
mai
10

Quem é este menino que desafia limites?

Apenas um homem
Sandálias surradas
Paciência e indignação
Riso alvo
Mel noturno
Sonho irrecusável.

Lutou contra cercas
Todas as cercas
As cercas do ódio.

As cercas da terra
As cercas da fome
As cercas do corpo
As cercas do latifúndio.

(Pedro Tierra)

 

Com este poema do Pedro Tierra, nós do Vida no Sul lembramos que hoje completam-se 31 anos do martírio do Padre Josimo. Ele foi um fervoroso lutador em favor do povo pobre no Brasil e despertou a ira dos poderosos. No dia 10 de maio de 1986, em pleno Dia das Mães, foi assassinado por fazendeiros contrários ao seu trabalho junto a famílias na região do Bico do Papagaio, foco de sangrentos conflitos pela terra no norte do país. Mas sua luta não terminou por aí, seguiu viva no coração de milhões que lutaram e lutam pela libertação dos pobres, pela distribuição de terra e contra o latifúndio.

Para lembrar do Padre Josimo com carinho e admiração, nós preparamos matéria especial quando estivemos no Tocantins conversando com pessoas que conviveram ao lado do mártir que é inspiração para muitos, e empresta seu nome ao Instituto Cultural Padre Josimo, que é mantenedor do Vida no Sul.

Josimo – O Padre negro de sandálias surradas (Documentário Completo) 

A história de vida e luta do Padre Josimo virou filme no documentário “Josimo – O Padre negro de sandálias surradas”, realizado pelo Instituto Cultural Padre Josimo em parceria com a Cáritas Brasil. O audiovisual foi lançado nas celebrações da Semana Social da Terra e das Águas Padre Josimo de 2016. Realizado entre os dias 9 e 15 de maio na região do Bico do Papagaio, Norte do Tocantins, o evento relembrou os 30 anos do assassinato do padre, morto em 1986 por pistoleiros, a mando de fazendeiros da região.

Assista também ao documentário completo:

Comentários

Novo Servidor